Criado pelo bandolinista Maestro Marco César com o objetivo principal de divulgar a música instrumental pernambucana especialmente a de cordas dedilhadas. O trio vem compondo canções próprias, pesquisando e divulgando as obras de várias gerações de compositores pernambucanos, de reconhecido valor artístico com características eruditas e populares. É composto por experientes instrumentistas profissionais de formação musical superior que atuam nos diversos seguimentos da cultura musical pernambucana.
Na incessante busca para mostrar um ‘bandolim diferente’, o Marco Cesar Trio leva ao instrumento, mais comum para arranjos de samba e choro, um momento de inspiração da música popular nascida em Pernambuco.
Pioneiro, tece nas cordas dedilhadas a ciranda, o cavalo-marinho, o frevo, maracatu, caboclinho e outros gêneros fincados na tradição. Dos baques populares e eruditos, o Marco César Trio conta com Lucas dos Prazeres, percussionista apontado por mestres como Naná Vasconcelos como a perpetuação da atuação brasileira para o mundo. Ganha ainda a harmonia do violão de sete cordas e do cavaquinho de Pepê, garoto de Jaboatão dos Guararapes que com Marco César tomou as primeiras lições ao violão.
Assista a apresentação do Marco Cesar Trio no Centro Cultural Santander:
ResponderExcluirhttp://choroteriarecife.blogspot.com/2011/02/trio-marco-cesar-no-centro-cultural.html